EILE 2017

Saiba como está sendo o EILE 2017



O EILE é um programa do Grêmio Politécnico que surgiu ano passado e tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de soluções inteligentes e inovadoras para os problemas enfrentados pelos municípios brasileiros a partir da congregação de estudantes de diversas nacionalidades. Para que isso seja possível, são reunidos alunos brasileiros e intercambistas da Escola Politécnica, de graduação e pós, e também alunos de universidades parceiras de Portugal. Para 2017, há uma parceria com as Prefeituras dos Municípios de São Paulo, São Carlos e Santos para que os projetos desenvolvidos pelos alunos sejam alinhados às necessidades dessas cidades.

O projeto é dividido em três etapas:

Na primeira, os participantes passam uma semana de setembro na cidade de Santos, onde a Escola Politécnica sedia o curso de engenharia de petróleo. Na Baixada, os alunos são hospedados em um hotel e, imersos em um ambiente estimulante, assistem diversas palestras e painéis voltados para o tema do evento: Cidade do Futuro. Durante a semana os participantes se dividem em 6 grupos, compostos por brasileiros e estrangeiros. Os grupos realizam diversas reuniões internas onde discutem os temas que estão sendo apresentados nos painéis e escolhem um problema urbano para desenvolver uma solução.

Após a semana em Santos começa a segunda etapa do Encontro. Entre os meses de setembro e dezembro, os grupos realizam diversas pesquisas e desenvolvem uma solução para o problema que estão enfrentando. Nesta etapa, os grupos têm o suporte de Professores da Escola Politécnica e de outras unidades da USP.

Ao final destes três meses, cada grupo apresenta a solução proposta e uma comissão avaliadora julga os projetos em três aspectos: viabilidade de implementação, impacto na sociedade e inovação. O melhor projeto é premiado e recebe um aporte financeiro para que, entre os meses de março e agosto, possa dar prosseguimento ao seu desenvolvimento.